Projeto 63 sinais

A falta de acesso às máquinas de Braille nas escolas, causa não só um desinteresse, como inviabiliza a alfabetização dos alunos com deficiência visual e capacitação dos professores sobre o sistema Braille. O alto custo para aquisição de uma máquina, valor a partir de 7 mil reais, e a dificuldade da escrita com a reglete negativa ou tradicional (dispositivo para escrita manual em Braille), que existe desde 1837, são os principais fatores que implicam nesse cenário. A escrita e leitura Braille permite aos alunos exercerem sua criatividade e domínio da língua Portuguesa. Também é essencial para o desenvolvimento acadêmico dos alunos com deficiência visual. A reglete positiva de bolso e/ou de anotações desenvolvida em 2007 apresentou melhorias significativas, facilitando a compreensão e a escrita Braille. A aprendizagem do Braille para o peficiente visual é imprescindível para sua autonomia e independência, uma vez que já é do conhecimento de todos que o deficiente possui capacidades suficientes para desenvolver-se intelectualmente, e por meio do estudo, do trabalho e da vida em sociedade desfrutar dos mesmos direitos e deveres de todo cidadão. Neste projeto, temos como principal objetivo promover o ensino da escrita Braille utilizando a reglete em conjunto com os licenciandos do curso de licenciatura em ciências exatas e professores da rede pública e privada da região.